quarta-feira, 24 de julho de 2013

Ragù Napolitano

Caminhar aos domingos de manhã pelas ruas da turbulenta e fascinante cidade de Nápoles, no sul da Itália, é submeter-se a uma gratificante experiência olfativa. Sente-se no ar o cheiro de ragù, um molho de longo cozimento, à base de carne bovina, costeletas de porco, vinho tinto, água, azeite, queijo parmesão, cebola, manjericão e haja tomate!

Colocado sobre uma massa de gosto local, transforma-se no “primo piatto” dos almoços em família aos domingos. Os napolitanos mais gulosos dizem que saboreá-lo equivale a entrar no céu. A Itália possui versões desse prato em diferentes regiões, todas notáveis. Uma delas é o Ragù Napolitano.


Receita

Ingredientes
· Azeite
· 100 g de cenoura picada
· 100 g de aipo picado
· 100 g de cebola picada
· 500 g de carne moída ou picada na faca (músculo/chã-de-fora, de preferência vitelo)
· 200 g de pernil de porco
· 200 ml de vinho tinto
· 100 ml de leite
· ¼ de colher de chá de noz-moscada
· 2 latas de tomate Italiano
· ½ colher de chá de açúcar
· Sal
· Pimenta-do-reino
· 40 g de manteiga
· Queijo parmesão

Modo de preparo
Aquecer a panela de barro/pedra.
Colocar azeite e frigir os vegetais por 2 a 3 minutos.
Acrescentar as carnes e refogar até secar a água.
Colocar sal e pimenta-do-reino.
Colocar o vinho e esperar evaporar.
Colocar o leite e esperar evaporar.
Colocar a noz-moscada.
Colocar os tomates e esperar ferver.
Abaixar o fogo e deixar cozinhar em fogo baixo por 3 a 4 horas, colocando água sempre que começar a secar (de ½ em ½ hora).
Na hora de servir, desligar o fogo e colocar a manteiga.
Colocar o Ragù sobre a massa (Tagliatelle), um pouco de parmesão e decorar com salsinha.

Informações adicionais
Serve 8 pessoas.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Caffè Sospeso - Generosidade


Antigamente os napolitanos tinham o ótimo hábito de pensar no próximo. Quando iam às cafeterias da cidade pediam o famoso cafezinho. Até aí tudo bem. Bebiam como qualquer italiano da bota, mas antes de irem embora, ao invés de pagarem apenas a única bebida consumida, pagavam mais uma. Ou seja, “beba um e pague dois”. O intuito era ajudar um morador de rua ou alguém mais pobre que entrasse e perguntasse se havia algum cafezinho em suspenso como cortesia solidária do último cliente. Daí que vem o nome. É o simples significado da palavra "sospeso". Segundo os napolitanos "era como oferecer um café para o resto do mundo.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

"A herança do sagrado: obras-primas do Vaticano e de museus italianos"

Pietà, de Michelangelo, é uma das obras da exposição "A herança do sagrado: obras-primas do Vaticano e de museus italianos"

A exposição foi aberta ao público ontem, 10 de julho e ficará até o dia 13 de outubro no Rio. A entrada custa R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia). Das 17h às 21h, a entrada é gratuita. O Museu Nacional de Belas Artes fica na Avenida Rio Branco, 199, Centro e fica aberto das 9h às 21h.

CIAO!


 A palavra “CIAO” (tchau) na Itália se usa pra dizer “OI” e “TCHAU”, é muito estranho usar a mesma palavra na chegada e na despedida não é mesmo? Mas “CIAO”, se usa somente quando já conhecemos a pessoa, ou para pessoas muito jovens, porque é uma palavra muito informal. Quando temos que cumprimentar uma pessoa mais idosa, ou que não conhecemos, por exemplo quando entramos numa loja para comprar algo, se usa “BUONGIORNO” (até as 17h, ainda se usa “buongiorno”) ou “SALVE”, e para despedida nesse caso seria “ARRIVEDERCI” (arrivederti) ou “SALVE”, são maneiras de cumprimentos formais.