segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Jovanotti


Lorenzo Cherubini Jovanotti, (Roma, 27 de setembro de 1966) é o cantor e compositor de pop e rap italiano da atualidade, além de escritor. Suas músicas são conhecidas por suas influências do hip hop, mesmo que a maioria do trabalho de Jovanotti possa ser tecnicamente caracterizada como tal. Seus trabalhos mais antigos estão mais ligados ao pop italiano dos anos 80.

Jovanotti esteve no Brasil e se apresentou no Rock in Rio 2013 (21/09) e depois foi para São Paulo para se apresentar no Cine Joia (22/09). 

Assista alguns vídeos de Jovanotti!

Tutto l'amore che ho

Baciami ancora

Il più grande spettacolo dopo il big bang

Tensione Evolutiva 

Bella

Estate 


domingo, 1 de setembro de 2013

Regata Storica de Veneza


A Regata Storica de Veneza é um evento anual cultural e esportivo que acontece todo primeiro domingo de setembro, neste ano de 2013, dia 1º de setembro.

Ela lembra as "repubbliche marinare" (repúblicas marítimas, em italiano), cidades-estado que floresceram na Itália entre a Idade Medieval ao Renascimento, desde o século 10º, e competiam comercial e militarmente com suas frotas de navios.

Além de Veneza, destacavam-se Gênova, Pisa e Amalfi.


Participam tanto jovens homens em uma primeira rodada, jovens mulheres, e também idosos, sempre em um circuito no Canal Grande de Veneza, o principal dos vários que cortam a cidade histórica.

Além da competição em si, ocorre um desfile aquático com remadores vestidos com roupas da época, incluindo o líder doge e outros nobres, além de "barcos alegóricos". Até mesmo uma banda toca sobre barco no canal.

Antes do início da apresentação, cada participante é aplaudido enquanto passa sob as pontes do circuito.


Confira mais fotos da Regata de Veneza









:


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Mestres do Renascimento: Obras-primas italianas


A obra Cristo Abençoado de Raffaello é uma das telas que estão no CCBB de São Paulo na exposição "Mestres do Renascimento: Obras-primas italianas". Inédita, a mostra vai reúne 57 obras de um dos mais influentes movimentos artísticos da história da humanidade, mostrando um panorama do desenvolvimento cultural dos séculos XV e XVI. É uma oportunidade de o público brasileiro ver de perto telas de mestres como Rafael, Ticiano, Tintoretto, Leonardo da Vinci e Michelangelo. A mostra fica no CCBB em São Paulo até o dia 23 de setembro de 2013.

Para quem está no Rio de Janeiro a dica é a exposição "A herança do sagrado: obras-primas do Vaticano e de museus italianos" no Museu Nacional de Belas Artes.

Monti Bianco


O “Monti Bianco” é a mais alta montanha dos Alpes e da União Européia. Dividindo a Itália (Vale de Aosta) e a França. (Chamonix). O Túnel do Monte Branco percorre cerca de 11,5 km pelo interior da montanha e é uma das maiores vias de comunicação entre França e Itália.

domingo, 18 de agosto de 2013

PASTA CON SALMONE AFFUMICATO

Ingredienti

1 cucchiaio di burro e 1 cucchiaio di olio d'oliva
2 spicchi d'aglio, interi
250g di salmone affumicato, tritato
20 pomodorini
45g di pinoli
45g di uva passa
125g di panna da cucina
Un pizzico di noce moscata
Sale e pepe qb
Qualche rametto di finocchio selvatico (se non riesci a trovare questo quindi utilizzare aneto fresco)

Questa salsa richiede meno di 10 minuti per cucinare, quindi tenerne conto nel cucinare la pasta (di solito inizio a cuocere la salsa una volta ho aggiunto la pasta all'acqua bollente).Fate sciogliere il burro e l'olio in una padella che dovrebbe essere a fuoco medio. Aggiungere gli spicchi d'aglio interi e farli rosolare con l'olio per due minuti, avendo cura di non bruciare. Togliere l'aglio dall'olio e gettarlo. Aggiungere i pinoli e l'uvetta e cuocere per un altro minuto. Aggiungere il salmone e il pomodoro e cuocere per due minuti - il salmone dovrebbe iniziare a cambiare colore. Aggiungere la panna e la noce moscata e fate cuocere per circa 2 minuti. Condire con sale e pepe. Scolare la pasta e mescolare nella padella che contiene la salsa, cuocere per un altro minuto. Guarnire con il finocchio selvatico (o aneto).

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Stati d'animo


Io sono stanca. E voi? / Eu estou cansada. E vocês?


Coniugazione dei verbi al tempo presente


GRAZIE!

Obrigado ou obrigada em italiano é "GRAZIE". Não tem como explicar muito bem por escrito a pronúncia, pois a letra “Z” tem uma fonética bem diferente da nossa, mas seria mais ou menos assim: "GRATSIE" (como em pizza)

Suposto esqueleto de Mona Lisa pode por fim ao mistério secular.


Pesquisadores em Florença, Itália, estão em busca de pistas para desvendar o mistério do mais famoso quadro do mundo.

Eles abriram uma tumba familiar centenária. O túmulo pertence à família de Lisa Gherardini, uma mulher do século 16 da cidade de Florença, cujo pensamento inicial seria de que ela é o rosto retratado por Leonardo da Vinci.

De acordo com o portal da NBC, vários especialistas já começaram a fazer dezenas de testes de DNA em três diferentes esqueletos encontrados no Convento das Ursulinas. Os ossos foram encontrados em 2012, e os especialistas acreditam que um deles é de Gherardini, esposa de um comerciante local que morava na mesma rua de da Vinci.

Agora os especialistas dizem que podem ter encontrado os ossos do filho de Gherardini, na Basílica della Santissima Annuziata. Eles vão comparar as provas de DNA do suposto filho com os ossos encontrados ano passado.

“Neste momento, estamos realizando testes de carbono-14 em 3 dos 8 esqueletos encontrados em Santa Úrsula”, declarou Silvano Vinceti, chefe do Comitê Nacional para a Valorização do Patrimônio Histórico, a ANSA. “O teste do carbono-14 nos dirá qual dos três remonta ao ano de 1.500. Só após isso saberemos qual esqueleto vamos fazer os testes finais de DNA”, ressalta.

Segundo os registros, o historiador do século 16, Girgio Vasari, foi o primeiro a identificar Gherardini como a mulher que é reproduzida no quadro enigmático de da Vinci. Desde então, um grande número de estudiosos também acreditam que a mulher do vizinho do pintor é mesmo a “La Gioconda”.

Se os testes de DNA deixar claro que os ossos são de Gherardini, o próximo passo será reconstruir o rosto da mulher, com base em sua estrutura óssea facial.

Saberemos um dia porque Mona Lisa “apertou” os lábios ao ser retratada? O motivo seriam dentes em péssimo estado? Muitas teorias são levantadas, mas nenhuma sem prova até o momento.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Palio di Siena


Palio di Siena é uma corrida de cavalos na Piazza del Campo, no centro da cidade italiana de Siena que ocorre nos dias 2 de julho e 16 de agosto, desde o século XVII, em honra a Nossa Senhora.

Um total de 17 bairros (contrade) participam desta corrida, que desfilam pela praça “Piazza del Campo” com trajes tradicionais (chamados monturas) e bandeiras, mas a corrida em si é feita somente por dez cavalos, cada um de uma contrada, de três regiões da cidade, que são escolhidos por sorteio. Cada bairro tem suas cores e hino. Ganha o cavalo que chegar primeiro, após três voltas ao redor da praça, mesmo que o jóquei já tenha caído. O prêmio é um estandarte (pálio) criado exclusivamente para cada evento, por um artista local ou de fora. Nos dias de corrida os habitantes e turistas concentram-se no centro da Piazza del Campo para assistir ao evento. As arquibancadas ao redor da praça ficam cobertas de apoiantes organizados (contradaiolos) que cantam os hinos de cada contrada. As 17 contradas sao: Aquila, Bruco, Civeta, Chiocciola, Drago, Girrafa, Istrice, Leocorno, Lupa, Nicchio, Oca, Onda, Pantera, Selva, Tartuca, Torre e Valdimontone.

Mais fotos





sábado, 10 de agosto de 2013

Scilla, Itália

Já se imaginou dentro de um castelo medieval no topo de uma montanha de onde tudo o que se pode ver é a beleza de um mar azul turquesa?
Scilla é um dos lugares mais bonitos da Calábria, mas, assim como boa parte do sul da Itália, a pequena cidade está totalmente fora das rotas de turismo de massa, o que a deixa ainda mais perfeita. Na parte alta da cidade o grandioso Castello Ruffo é o protagonista e na parte baixa ruelinhas por onde mal passa um carro e casas no melhor estilo calabrês deixam o local com ares de vila de pescador. Vale a pena!

Texto: Paula Napolitano

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Ragù Napolitano

Caminhar aos domingos de manhã pelas ruas da turbulenta e fascinante cidade de Nápoles, no sul da Itália, é submeter-se a uma gratificante experiência olfativa. Sente-se no ar o cheiro de ragù, um molho de longo cozimento, à base de carne bovina, costeletas de porco, vinho tinto, água, azeite, queijo parmesão, cebola, manjericão e haja tomate!

Colocado sobre uma massa de gosto local, transforma-se no “primo piatto” dos almoços em família aos domingos. Os napolitanos mais gulosos dizem que saboreá-lo equivale a entrar no céu. A Itália possui versões desse prato em diferentes regiões, todas notáveis. Uma delas é o Ragù Napolitano.


Receita

Ingredientes
· Azeite
· 100 g de cenoura picada
· 100 g de aipo picado
· 100 g de cebola picada
· 500 g de carne moída ou picada na faca (músculo/chã-de-fora, de preferência vitelo)
· 200 g de pernil de porco
· 200 ml de vinho tinto
· 100 ml de leite
· ¼ de colher de chá de noz-moscada
· 2 latas de tomate Italiano
· ½ colher de chá de açúcar
· Sal
· Pimenta-do-reino
· 40 g de manteiga
· Queijo parmesão

Modo de preparo
Aquecer a panela de barro/pedra.
Colocar azeite e frigir os vegetais por 2 a 3 minutos.
Acrescentar as carnes e refogar até secar a água.
Colocar sal e pimenta-do-reino.
Colocar o vinho e esperar evaporar.
Colocar o leite e esperar evaporar.
Colocar a noz-moscada.
Colocar os tomates e esperar ferver.
Abaixar o fogo e deixar cozinhar em fogo baixo por 3 a 4 horas, colocando água sempre que começar a secar (de ½ em ½ hora).
Na hora de servir, desligar o fogo e colocar a manteiga.
Colocar o Ragù sobre a massa (Tagliatelle), um pouco de parmesão e decorar com salsinha.

Informações adicionais
Serve 8 pessoas.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Caffè Sospeso - Generosidade


Antigamente os napolitanos tinham o ótimo hábito de pensar no próximo. Quando iam às cafeterias da cidade pediam o famoso cafezinho. Até aí tudo bem. Bebiam como qualquer italiano da bota, mas antes de irem embora, ao invés de pagarem apenas a única bebida consumida, pagavam mais uma. Ou seja, “beba um e pague dois”. O intuito era ajudar um morador de rua ou alguém mais pobre que entrasse e perguntasse se havia algum cafezinho em suspenso como cortesia solidária do último cliente. Daí que vem o nome. É o simples significado da palavra "sospeso". Segundo os napolitanos "era como oferecer um café para o resto do mundo.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

"A herança do sagrado: obras-primas do Vaticano e de museus italianos"

Pietà, de Michelangelo, é uma das obras da exposição "A herança do sagrado: obras-primas do Vaticano e de museus italianos"

A exposição foi aberta ao público ontem, 10 de julho e ficará até o dia 13 de outubro no Rio. A entrada custa R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia). Das 17h às 21h, a entrada é gratuita. O Museu Nacional de Belas Artes fica na Avenida Rio Branco, 199, Centro e fica aberto das 9h às 21h.

CIAO!


 A palavra “CIAO” (tchau) na Itália se usa pra dizer “OI” e “TCHAU”, é muito estranho usar a mesma palavra na chegada e na despedida não é mesmo? Mas “CIAO”, se usa somente quando já conhecemos a pessoa, ou para pessoas muito jovens, porque é uma palavra muito informal. Quando temos que cumprimentar uma pessoa mais idosa, ou que não conhecemos, por exemplo quando entramos numa loja para comprar algo, se usa “BUONGIORNO” (até as 17h, ainda se usa “buongiorno”) ou “SALVE”, e para despedida nesse caso seria “ARRIVEDERCI” (arrivederti) ou “SALVE”, são maneiras de cumprimentos formais.